Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

STF retira de pauta o julgamento da ação revisional do FGTS que iria impactar positivamente boa parcela dos trabalhadores

O processo estava previsto para ser analisado nesta próxima quinta-feira (13), mas foi retirado nessa manha da Pauta da Corte Suprema.

Publicado por Thiago Mendes
há 3 anos


SOBRE A AÇÃO

Em meados de 2014 uma ação com justificativa de que a atual correção do FGTS com base na Taxa Referencial gera perdas ao trabalhador, desde o final de 2017 o índice está em zero, sendo menor que a inflação desde o ano de 1999, quando foi instituída.

O STF no julgamento de 2020 declararam a TR como inadequada, com oito votos favoráveis, abrindo margem para que os trabalhadores gerassem toda expectativa positiva no julgamento que aconteceria no próximo dia 13 de maio.

De acordo com a presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-CE, os valores recebidos iriam variar conforme os anos trabalhados e as quantias depositadas na conta do FGTS, essas perdas poderiam acumular cerca de 48,3% a 88,3% entre os anos de 1999 a 2013.

QUEM TERIA DIREITO A RECEBER ?

A revisão poderia abranger qualquer trabalhador que tenha tido a CTPS assinada entre o período de 1999 a 2013.

A notícia foi útil ?

Continue nos acompanhando e todas as notícias pertinentes ao caso serão atualizadas aqui.

  • Sobre o autorEspecialista em Direito Previdenciário
  • Publicações25
  • Seguidores16
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações384
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-retira-de-pauta-o-julgamento-da-acao-revisional-do-fgts-que-iria-impactar-positivamente-boa-parcela-dos-trabalhadores/1204253098

Informações relacionadas

Petição Inicial - TRF03 - Ação de Cobrança de Diferença de Correção Monetária de Fgts - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Caixa Economica Federal - CEF

Correção FGTS, Estudante
Notíciashá 3 anos

Atenção: STF marca nova data de julgamento para definir correção do FGTS

Dica De Ouro, Advogado
Modelosano passado

[Modelo de Petição Inicial] Ação de Revisão do FGTS (Atualizado 2023)

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Procrastinar o máximo possível! continuar lendo